sexta-feira, 2 de maio de 2014

bagre amarelo

 




Quando vamos pescar preparamos o material para vários tipos de peixes, porém, uma grande parte dos pescadores, não podem nem ouvir falar em bagres, constantemente vemos reclamações sobre os indesejáveis        bagres. Essa rejeição vem do fato de ser um peixe de couro e poucos pescadores sabem limpá-los para consumi-los e também pelos temíveis ferrões, ao “muco”, tipo de óleo que envolve seu corpo e ao cheiro na hora de limpá-lo.

O Bagre-amarelo é um peixe de couro, sua cor predominante é o amarelo com cinza escuro, possuem três ferrões e seus bigodes que funcionam como sensores em busca de alimento.

Sua maior incidência de captura é durante o período noturno ou também ao amanhecer, durante o dia podemos captura-los em locais com águas bem escuras e sujas, são encontrados em toda a costa brasileira, principalmente nas foz dos rios.

Em torneios de pesca são bastante procurados, devido ao seu peso, pois podem chegar a pesar por volta de 5 kg, quando capturado, se o pescador for levá-lo para consumir, recomenda-se cortar os ferrões com um alicate, pois mesmo depois de morto o danado oferece perigo aos desatentos. Na culinária são preparados de diversas formas, frito, ensopado, assado, como muqueca, mas a curiosidade de preparo é quando salgado tipo bacalhau conhecido como “mulato velho” ou defumado. 




O que usar

Não precisa de uma atenção especial para os bagres, são os caniços que usamos para os peixes em geral como os de 3,6 a 3,9 metros.
Os bagres quando batem, normalmente brigam um pouquinho só quando fisgado e quando o pescador vai recolher não sente o peixe brigar, apenas sente o peso do peixe.


> Linhas: a linha varia para algumas regiões, podemos optar seguramente por linhas de 0,20 mm até 0,30mm.
> Anzóis: médios, como os modelos maruseigo 12, hansure 10, Funa 08 e Izumedina 08 são boas indicações.
> Iscas: com iscas não temos muita dificuldades não, conhecidos como limpa-trilhos os limbosos comem qualquer coisa, mas duas em especial, filé de peixes onde a sardinha é mais usada e principalmente filés de camarão.
> Chicotes e pernadas: podemos fazer um chicote de tamanho normal com 70cm de distância entre os rotores reforçados e usar nylon 0,45mm e com pernadas flúor carbono. Como temos a intenção arremessar um pouco mais, usamos pesos arredondados de 80 a 120 gramas. 




Atenção redobrada

O bagre tem três ferrões, um no dorso e dois nas nadadeiras laterais, é preciso muita atenção em manuseá-lo, pois a ferroada é doida, elas injetam substâncias tóxicas e dependendo do organismo de cada pessoa causa fortes dores, inchaço, febre e podem não sair facilmente. Por isso, assim que pescado, o indicado é segurá-lo com um alicate de bico pela boca para a retirada do anzól. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário